Dos quatros elementos fundamentais a terra é de longe a mais palpável, e mais compreendido, é fato que ao longe da história, o ser humano foi percebendo a força e a capacidade de vida desde elemento, afinal, é na terra que plantamos, pisamos e vivemos. Durante a vida humana percebemos o quanto somos frágeis, paramos de acreditar que o universo girava a nossa volta, e nos damos conta que somos parte de um todo, ao passo que a modernização e a globalização trouxerem a destruição da nossa terra.
A sabedoria indígena nos ensina a cuidar, preservar e a deixar o mínimo de resíduo possível para nossas futuras gerações. Quando falamos do elemento terra no Xamanismo, estamos falando da vida, da colheita, do plantio, da energia para realizar ações, a materialização do que somos, falamos da energia do crescimento, dos ciclos, das fases. A terra nos ensina a respeitar todos os seres, a ouvir a nossa criança interior, a ser nós mesmos, a brincar, nos ensina a compreender a simbiose da vida e coexistir  com qualquer ser, seja ele animal ou vegetal, a terra também é o elemento da inocência, do amor mais puro, da primeira paixão, na terra somo livres para sonhar.
O xamanismo promove a cura da terra, a partir do olhar de cada ser, nos ensina a pedir permissão para usar cada elemento, de uma flor, até uma árvore. Compreendemos que cada partícula de vida é fundamental para que o ciclo se complete, desta forma honramos quem planta o alimento, quem colhe e quem prepara o que nos nutre. Assim ensinamos nossos filhos a honrar a terra, e desta mesma forma honramos nossos antepassados. Passamos as nossas futuras gerações o amor e a clareza onde a terra, nosso lar, é o ventre sagrado que pisamos, e que nela tudo brota, É na terra que nasce a vida, e para terra que retornamos ao realizarmos o fim de nossos ciclos.
Eu te convido a ouvir a mãe terra. Tire um tempo e escute, sinta, se conecte. Após ouvir o coração dela batendo junto com o seu, comece a prestar atenção em todas as coisas que ela traz para nossa vida. Sinta o perfume das flores, aproveite a sombra fresca de uma arvore, saboreie os grãos e vegetais. Perceba que a nossa vida é como a terra com inícios e fins de ciclos, e para chegarmos a grandeza do ser precisamos aprender a sermos humildes como a terra, ela precisa passar pelas tempestades e pelos dias de sol para se nutrir e poder brotar.

http://facebook.com/CeuCaminhosDoAmor
http://www.ceucaminhosdoamor.com.br

 

Elementos Sagrados: Terra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *