Para o xamanismo, a nossa terra é chamada, de GAYA ou PACHAMAMA, ambas as expressões significam MÃE TERRA e acredita-se que tudo nasce e tudo brota dessa mãe. Foi através do chamado dela que viemos para esse mundo, como todas as plantas, animais e elementos. Tudo nela esta contida e dessa forma temos a convicção de que todos SOMOS UM com a terra. Tudo o que nela pulsa, pulsa em nossos corações. Aprendemos que se ferimos as plantas, estamos nos ferindo, se agredimos os animais, estamos nos agredindo e se desrespeitamos o nosso irmão, estamos nos desrespeitando. Pachamama nos convida a ouvi-la e dessa forma, aprendermos com ela, para que possamos sentir que somos um UNO nesse vasto universo, um uno que pulsa.

Entre todas as crenças presentes em nossa vida, temos convicção quando dobramos os nosso joelhos, honrando GAYA de que ela foi gestada por um pai do céu e uma deusa da terra. Nosso sagrado feminino, entre todas as deusas que reverenciamos, sentimos a Deusa Pachamama. Segundo a mitologia a Deusa Pachamama, representa fertilidade e essa deusa esta presente em todas as coisas, quando deixamos de respeitar a mãe terra, essa deusa nos envia fortes tempestades e terremotos para nos recordarmos de sua presença. Pachamama é a deusa da fertilidade, venerada primeiro por povos incas e posteriormente por outras religiões, seu nome significa Mãe Terra, a mãe de todos, hoje ela existe como figura da mãe universal, ritualiza coo proteção da terra ou ainda como a própria terra, seu dia era comemorado com oferendas de alimentos e tabaco enterradas próximo a casa.

A deusa pachamama, te convida a sentir o seu pulsar e se curar. Integre-se com a nossa mãe maior. Sente sobre um gramado e coloque as mãos no teu ventre sagrado, feche os olhos e sinta o pulsar dela no mesmo pulsar do teu ventre, sinta que somos parte dela. Escute os batimentos do seu coração, no mesmo ritmo do seu útero, é pachamama falando com você. Lentamente abra os seus olhos e observe, todas as coisas que a deusa da terra, gestou e nos presenteou. Agradeça a deusa Pachamama e a partir de agora, toda vez que uma flor brotar, uma erva nascer, um rio tocar o teu corpo e o vento soprar nos teus cabelos, recorde, de que isso é um presente da Deusa e de que tudo isso que está contido em pachamama, está em você.

Somos filhos da mesma mãe, irmãos das estrelas e nosso pai é o sol.

COM AMOR: CAMOMILA E DEUSA DO SOL.

Pachamama

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *