Como um bom ano de estudos, este ano não foi diferente!

Iniciamos o ano com uma proposta em pauta: O Estudo das 4 Direções da Roda Xamânica e o Centro.

Nossos estudos deste ano tiveram como base este tema, nosso último encontro ocorreu nesta sexta-feira dia 12 de outubro.

Permeamos a Roda Xamânica dando a devida atenção a cada direção e suas características. As mesmas que nos auxiliaram a enxergar-nos de maneira mais solene, mas precisa e identificar comportamentos cotidianos com o propósito de estar ciente deles e nos tornar cada vez mais inteiros e verdadeiros, sendo coerentes com nosso próprio coração.

Leste, Norte, Oeste e Sul, todas estas convergem ao Centro, o qual foi tema do nosso encontro de sexta-feira.

O Centro é o que possibilita a vida!

“Trinta raios convergem ao vazio do centro da roda
Através dessa não-existência
Existe a utilidade do veículo
A argila é trabalhada na forma de vasos
Através da não-existência
Existe a utilidade do objeto
Portas e janelas são abertas na construção da casa
Através da não-existência
Existe a utilidade da casa
Assim, da existência vem o valor
E da não-existência, a utilidade

Lao Tse”

O Clã Guerreiros do Sol e da Lua, se propõe a construir uma ponte para a descoberta da humanidade que já existe em nós, começemos por nós mesmos, assim talvez possamos servir de espelho e ensinar ao mundo pelo exemplo e pela nossa postura interna perante a vida.

Como cita Lao Tse em seu sagrado manuscrito “Tao Te Ching” (Dao de Jing ou Tao-te king, comumente traduzido como O Livro do Caminho e da Virtude), é da não-existência que surge a utilidade. É do coração limpo, vazio, da plena consciência de si que surge sua real utilidade diante da vida e sua influência para como a mesma.

O que seria de nosso planeta e dos demais planetas de nosso sistema solar, se não fosse o próprio sol, seu centro? O que seria do sistema solar e dos demais sistemas estelares e corpos celestes se não fosse o centro de nossa galáxia, para nos manter em órbita?

Sem a existência de um centro de vida, um centro pulsante e ativo, consciente de si mesmo, não existe a ordem e a desordem se estabelece.

Diversas são as Artes Marciais que incitam a existência de um centro físico em nosso corpo, as mesmas veem o ser humano como um microcosmo, sendo o céu sua cabeça, a terra seus pés, e o centro, logo abaixo de seu umbigo.

Nosso mundo interno, das nossas emoções, sentimentos e percepções, também possuem um centro, um centro de equilíbrio pessoal para cada um. Lembre-se, que é através da não existência, que existe a utilidade.


/\
“O medo de ser vaiado ainda esconde grandes talentos por aí. O medo de sermos rejeitados nos transforma em outras pessoas, as quais não reconhecemos diante de um espelho (Flávio Augusto). A vida começa quando decidimos parar de agradar a platéia. Viver em função da aprovação alheia não é viver é REPRESENTAR (Patricia Sales). Desapegue-se da necessidade de preencher expectativas de quem não entende. TODO APLAUSO EXTERNO É ILUSÓRIO, o único reconhecimento que devemos buscar é o da própria consciência (Chico Xavier). Preocupar-se demasiadamente em como está sendo visto pelos outros, mostra que o seu EU está desconectado daquilo que você é e está sendo guiado pelas opiniões alheias (Hugo Correa). Ser você mesmo é fundamental para você se descobrir e desenvolver enquanto pessoa neste mundo (A. Desconhecido). Na vida, ou somos nós mesmos, ou não somos coisa nenhuma! (Monteiro Lobato). Ao ser você mesmo, você coloca algo maravilhoso no mundo que não havia antes (Edwin Elliot). Você veio ao mundo para ser VOCÊ, não se distraia.”

Uma grande ferramenta que portamos, para nos manter centrados, é nossa Atenção!

Imagine que:

“Está aprendendo a dirigir, é um dia chuvoso e seu professor de auto escola lhe pede para ligar o limpador do para-brisas.

Você liga, mas não consegue tirar os olhos do movimento que o limpador faz.

Você diz: Não consigo ver a estrada!

Seu professor insiste que deixe de olhar para o limpador, mas você exclama que não consegue! (O foco de sua atenção é o limpador)

Passam minutos até que o limpador de para-brisas deixa de chamar sua atenção e seu foco mantém-se neutro. Sua atenção volta para dentro, o que te trás presença.” (Exemplo dado por Mooji, em um de seus Satsangs no Youtube)

Ao nossa atenção retornar para dentro, temos consciência de nosso dever no momento, e o executamos como o que viemos fazer aqui. Ao nossa atenção ser levada para fora, saímos do nosso centro e passamos a orbitar uma outra realidade, que não nos pertence. Seja uma pessoa, um acontecimento, um momento ou situação em nossos trabalhos ou cotidianos, etc.

Os estudos que realizamos periodicamente, nos auxiliam em nosso crescimento pessoal, em nosso dia a dia, onde realmente nos deparamos com momentos de excessos ou extremos, que por vezes nos tiram de nosso próprio centro.

Confiança e responsabilidade.

Rodas de estudos são sempre acompanhadas de movimentos vivenciais onde nos colocamos perante nós mesmos e em situações que nos auxiliam a observar aspectos intrínsecos de nossa própria personalidade. Com o foco da vivência sendo a Confiança e a Responsabilidade podemos refletir muito em como estes aspectos se refletem em nossa vida, encará-los e estarmos conscientes dos mesmos, quando surgirem, para que assim decisões possam ser mais condizentes e coerentes como nosso verdadeiro caminho.


Nossa mais sincera gratidão, à todos os homens que participaram das Cirandas Masculinas do Clã Guerreiros do Sol e da Lua no Céu Caminhos do Amor, no ano de 2018. Honramos o caminho de cada um, e esperamos rever todos muito em breve, seja em nossos rituais ou mesmo no 2º Círculo do Sol, para um aprofundamento, como citamos nas cirandas. Aos que quiserem mais informações nos contatem via Facebook, ficaremos gratos em falarmos sobre a possibilidade de passarmos 2 finais de semana juntos, estudando e vivenciando os ciclos masculinos e nossas masculinidades.

Somos o Clã Guerreiros do Sol e da Lua, em busca da inteireza, assim falamos, hey!

Cirandas Masculinas – As 4 Direções e o Centro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *