Respire fundo!

Maturidade, um processo de Responsabilidade e Coerência.

Duas palavrinhas que deveriam caminhar com todos.

Habilmente todos os dias, aplicamos a nossa capacidade responsiva. Uma palavra mal proferida, uma atitude mal aplicada, um olhar temeroso, um sinal corporal mal encaixado, entre outros, geram uma reação que necessitará de uma resposta.

Responsabilidade está relacionada com a palavra do latim “respondere”, que significa: Responder. É a habilidade responsiva diária que nos torna mais responsáveis.

Porém queremos trazer aqui, uma visão de responsabilidade pessoal, relacionada ao cuidado com a própria saúde, aos compromissos que nos propomos a cumprir, aos nossos familiares, as palavras que dizemos e ao conteúdo delas, etc.

Estar ciente das próprias atitudes, ter um senso de responsabilidade pessoal que nos leva a cuidar da nossa saúde, das palavras que usamos, das intenções delas e de nossas atitudes, dos compromissos que marcamos, dos nossos familiares, etc, preserva nosso ânimo e nos aproxima de um caminho de Coerência com nosso próprio coração.

Ser Coerente é ter descrições harmônicas de ideias, ações e posturas internas, de acordo com o que nosso coração nos diz.

A vida em si, trata de evolução constante. A biologia da vida está em constante evolução como todos os aspectos outros da natureza em si.

A Consciência humana não é diferente!

O processo de evolução da Consciência demanda muita responsabilidade e coerência. Trata-se de um amadurecimento pessoal que consequentemente atinge a tudo e a todos, em um processo sutil do qual demandaríamos de uma longa conversa para adentrarmos neste assunto aqui.

Mahatma Gandhi, em sua famosa frase “Seja a mudança que você quer ver no mundo”, coloca que é possível mudar, mas deve começar por nós.

Lao Tse, conhecido escritor da Antiga China, nos diz: A alma não tem segredo que o comportamento não revele. A habilidade responsiva vem do desenvolvimento da alma, do amadurecimento da consciência.

Não é instantâneo! Não ocorre de uma hora para a outra e não é fruto de algum tipo de insight ou compreensão. Estaríamos sendo irresponsáveis demais ao afirmar coisa dessas.

É de um processo de amadurecimento que estamos falando. De uma jornada, uma caminhada dedicada ao auto-conhecimento. Podemos muito bem escolher as atitudes que temos, mas os frutos destas, não escolhemos.

É consequência de uma caminhada de auto-conhecimento, um centro pessoal fortalecido que gera uma paz de espírito interna, os sentidos sutis mais despertos, uma atenção plena, saúde equilibrada, amor próprio e mais compaixão.

Escolher pelo amadurecimento demanda virtudes pessoais que cada vez mais nos mantenham no caminho da Responsabilidade e da Coerência. Virtudes estas que não nos levem a enaltecer uma imagem de personalidade fictícia que tenhamos, mas sim, que nos guiem por um caminho de vida mais leve, em busca de reconhecimentos para nos aprimorarmos cada vez mais.

Telmo Aristides, comenta o livro de Osho “Maturidade – A Responsabilidade de Ser Você Mesmo” e nos diz: Por isto o nascer de novo, é a maturidade (não do tempo mas da própria consciência de si mesmo) na qual encontra a inocência da criança com a sabedoria experimentada ao longo da vida horizontal.

A inocência da criança é o diamante da vida adulta, porém, para moldar um diamante, precisará de outros diamantes, estes residem na Responsabilidade e na Coerência durante a caminhada, que geram a Maturidade e a Evolução da Consciência.

Como uma pedra que será lapidada, somos nós na caminhada do crescimento pessoal.

Independente do caminho “doutrinário” que você escolha, da religião que siga, ou da linha filosófica que acredite, a vida está aí. Ela não exigiu de ti crença alguma para que viesse ao mundo, e não exigirá no momento de sua partida.

Maturidade é também compreender o seu lugar no mundo, em uma busca pelo esforço à caminho do não esforço, reconhecendo nossa própria natureza divina.

Com Amor, Mitakuye Oyasin! (Por todas as nossas relações)

Maturidade – Responsabilidade e Coerência

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *