Como é ser homem hoje?
Bom, fácil é que não.
“93.8% dos homicídios no Brasil são entre homens — tivemos quase 60 mil homicídios no último levantamento, é o maior número absoluto do mundo (fonte: Atlas da Violência 2016)
Os homens se suicidam quase 4x mais do que as mulheres no Brasil — essa é a principal causa de morte dos homens abaixo de 45 no Reino Unido, por exemplo (fonte: Mapa da Violência Flacso Brasil)
Homens de 15 a 30 anos têm de 3 a 4.5x mais chances de morrer do que mulheres na mesma idade, de causas não-naturais, como armas, álcool, drogas e acidentes de carro; se o corte for feito com homens negros, os dados assustam ainda mais (fonte: IBGE 2015)”
Só essas já são preocupantes!
Nos diga você, homem, como é ouvir jargões como: Seja homem! / Homem não chora. / Apanhou? Bate de volta. / Coisa de menininha. / Mostra quem manda!
Esse é o homem que não baixa a guarda, que anda com um canivete no bolso e uma .38 na cintura porque nunca sabe quando é que vem a peleia. Esse cara peita qualquer problema, não tem medo, não se acanha, nem respira! É o que dá o primeiro soco e não leva desaforo pra casa.
Mas o novo homem chora.
Este sorri, aceita perder, reconhece que não é o melhor, às vezes perde o controle, se emociona, apoia o amigo, ama o amigo. Assume o lado mulherzinha, tem orgulho de ser imperfeito, tem respeito e vai atrás do que quer.
Gosta dos animais, adora crianças, ama ajudar, lava a louça, faz comida, passa pomada, passa a roupa e passa creme.
Ô situação. Temos tanto lixo morto em nossa mente de como é ser homem, que temos dificuldades de agir, de se expressar e medo de aparentar ser fraco, de ser zoado, de se expor e ficar vulnerável. Tudo isso acarreta nos grandes problemas e dificuldades dos homens hoje, entre eles, a grande dificuldade de falar, seguida do medo da intimidade.
Todos queremos intimidade, mas todos temos medo dela.
“O problema se complica ainda mais porque todo mundo quer intimidade. Todo mundo quer intimidade porque, do contrário, estaríamos sozinhos no universo – sem amigos, sem um amor, sem alguém em quem confiar, sem ninguém a quem você possa abrir todas as suas feridas. E as feridas não podem se fechar a menos que estejam abertas. Quanto mais você as esconde, mais perigosas elas se tornam. Elas podem se tornar cancerosas.
Por um lado a intimidade é uma necessidade essencial, portanto todo mundo anseia por ela. Você quer que a outra pessoa seja íntima, de modo que a outra pessoa abaixe as defesas dela, torne-se vulnerável, abra todas as suas feridas, derrube todas as suas máscaras e falsas personalidades, fique nua como ela é. E, por outro lado, todo mundo tem medo da intimidade – você quer ser íntimo da outra pessoa, mas não abaixa as suas defesas. Esse é um dos conflitos entre amigos, entre pessoas que se amam: ninguém quer abaixar as próprias defesas e ninguém quer se expor em total nudez e sinceridade, abrir-se – e ambos necessitam de intimidade.” (OSHO, Intimidade – Como confiar em si mesmo e nos outros)
A School Of Life, mostra como eles enxergam que deveria ser um homem, trazendo a ideia do que eles chamam de o “homem legal” (idealizado) e o “homem cordial” (mais próximo da realidade):
No fim das contas, um vídeo não nos mostra como devemos ser, pode apenas nos apresentar caminhos.
E, claro, a ideia é saber transitar entre as mais diferentes definições, sendo você!
Ser homem hoje, é dar uma passo atrás na construção social, da idealização de homem perfeito, e reconhecer que existem inúmeras possibilidades, diversos caminhos e as maneiras de agir e se posicionar, são infinitas. Encontremos assim, as ideais.
Caminhar sempre com o carinho e o respeito pelo Feminino e pelo Masculino, estar ciente das diferenças entre essas duas manifestações da natureza e reconhecer que as duas nos compõe, dentro de nós.
O que nos possibilita estudarmos e nos perguntarmos como podemos ser homens melhores, hoje, é o fato de termos nascido homens. Nossa essência é composta, em cada um de nós prevalece uma das energias sobre a outra, o que não impede de que as duas caminhem juntas e se complementem em nosso interior, gerando diferentes atitudes necessárias no dia a dia.
Ser homens inteiros, respeitar, honrar, amar, confiar e cuidar. Acreditamos ser um caminho possível!
Mitakuye Oyasin! (Por todas as nossas relações)