O estudo dos quatro elementos primários naturais (Água, Terra, Fogo, e Ar) está presente em todas as culturas, inicialmente movido pela curiosidade humana tentando compreender tais fundamentos, e posteriormente buscando a origem do homem nestes elementos. Cada um destes está intimamente ligado à vida orgânica humana e desta forma, são cultuados e compreendidos como vitais para a permanência e manutenção da vida. O Ar é a respiração da vida, e sem ele nada poderia existir, está ligado a direção norte e é considerado um elemento masculino, associado ao amanhecer, possui o poder de expandir e despertar nossa consciência, favorecer a memória e o intelecto.
Para o Xamanismo o Ar representa nossos antepassados, é reverenciando que honramos, compreendemos, e nos aconselhamos com nossos ancestrais, é através do sopro divino que aprendemos a ouvir nossos corações, e compreender os passos dados por todos aqueles que vieram antes de nós. O
Ar nos ensina a ser paciente a respirar, a esperar o tempo do outro, a desacelerar, a observar a vida com clareza, a entender como o sol e a lua coexistem sem nunca um, ofuscar o outro.
Como o ar nos convida a desacelerar, muitas vezes na correria dos nossos dias, não paramos para sentir esse elemento, não paramos para agradecer esse elemento que abastece o nosso corpo. Tire cinco minutos do seu dia e sinta.
“Sinta a sensação de tranquilidade e calmaria que um simples respirar quando sentido,
pode trazer ao nosso corpo”
Feche os seus olhos, e respire lenta e profundamente por três vezes, sinta o ar entrando pelas suas narinas, solte lentamente pela boca, sinta o seu pulmão enchendo e esvaziando. Sinta a sensação de tranquilidade e calmaria que um simples respirar quando sentido, pode trazer ao nosso corpo. Em dias de vento, abra os seus braços e sinta o ar passando por todo o seu corpo. O ar, nos trás para o aqui e o agora, pois esse elementar é baseado no sentir. E quando sentimos, estamos presentes. Que possamos ser gratos todos os dias a esse elemental, lembrando que ele está presente no
nosso simples respirar.
Com AMOR (Deusa do Sol e Camomila)
facebook.com/CeuCaminhosDoAmor
www.ceucamnhosdoamor.com.br